estive na plenária, o pessoal anda muito preocupado com férias e a não recuperação de aulas em janeiro, mas esquecem que não há férias sem salário digno conforme disposição constitucional, que diz que o salário tem de ser suficiente para pagar moradia alimentação transporte vestuário... e lazer!
Oi Loiva! Não preciso nem dizer o que penso deste assunto. Ta todo mundo acomodado e engolindo tudo. Quando não tivermos nem o pouco que temos sera tarde. Nesta 6ª feira (dia 19) o Governo suspendeu a audiência com o CPERS que tentara uma auto agenda na 3ª.Tem onibus do núcleo com saída as 5e30hs. Quem puder ir!
Olá, colega. Adorei teu texto sobre os doces de Pelotas. Ainda mais no link abaixo que podemos visualizar os maravilhosos doces. Muito lindo. Abraços. Diná
A indústria doceira cresceu junto com Pelotas, graças à paixão dos primeiros imigrantes portugueses, a maioria vindos da região do Aveiro, famosa por seus ninhos, fios-de-ovos, babas-de-moça, camafeus, papos-de-anjo, canudinhos recheados e os pastéis de Santa Clara. As grandes empresas, dotadas de tecnologia moderna, e os pequenos fabricantes artesanais convergem no aproveitamento das tradicionais receitas familiares passadas de boca em boca através de gerações. Os portugueses abriram o caminho, logo seguido pelos imigrantes alemães e italianos que enriqueceram o cardápio de guloseimas com suas receitas. Os imigrantes que chegaram no início do século 19, dispondo de pequenas áreas, iniciaram o cultivo de pequenos pomares com sementes trazidas de Portugal, Alemanha e Itália. O clima subtropical úmido, com inverno fresco e suave, e o solo, favoráveis ao desenvolvimento dos pomares, contribuíram decisivamente para a consolidação da cultura doceira em Pelotas.
Doces finos segundo a tradição entende-se "Doce Fino" por aqueles que são fabricados consoantes as tradicionais receitas trazidas pelas famílias portuguesas ou filhos de charqueadores que viajavam pela Europa e traziam consigo tais receitas. Por serem feitos com ingredientes caros ou raros em servidos somente em festas de alta classe, tornando assim uma especiaria que remete ao glamour, riqueza e prosperidade. Doces caseiros geralmente são confeccionados com frutas da época como banana, pêssego, morango, abóbora, e outros mais. Como doces caseiros podemos encontrar compotas, schimias ou geléias, doces cristalizados e doces em pasta. Compotas são doces preparados com frutas ou legumes inteiros, em calda rala. É uma forma de conservar as frutas de estação para consumi-las o ano inteiro. As compotas se conservam por muitos meses quando acondicionadas em vidros esterilizados e bem tampados e guardadas em geladeira; ou preparadas diretamente em recipientes próprios para compotas, encontrados nas casas especializadas em utensílios domésticos, cozidas em banho-maria hermeticamente fechadas. Schimias ou geléias são doces de frutas preparados para serem utilizados como coberturas de pães, bolachas e tortas. Doces cristalizados são frutos cozidos, mergulhados em calda de açúcar e água polvilhados com açúcar cristal. Doces em pasta é um doce feito com fruta, água e açúcar fervidos até obterem uma consistência que após esfriar possa ser cortado. Dê uma olhadinha nas delícias que esperam por você e resista se for capaz com estes maravilhosos doces pelotenses.
5 comentários:
estive na plenária, o pessoal anda muito preocupado com férias e a não recuperação de aulas em janeiro, mas esquecem que não há férias sem salário digno conforme disposição constitucional, que diz que o salário tem de ser suficiente para pagar moradia alimentação transporte vestuário... e lazer!
Oi, colega.
Legal este espaço.
Um grande abraço.
Oi Loiva!
Não preciso nem dizer o que penso deste assunto.
Ta todo mundo acomodado e engolindo tudo. Quando não tivermos nem o pouco que temos sera tarde.
Nesta 6ª feira (dia 19) o Governo suspendeu a audiência com o CPERS que tentara uma auto agenda na 3ª.Tem onibus do núcleo com saída as 5e30hs.
Quem puder ir!
Olá, colega.
Adorei teu texto sobre os doces de Pelotas. Ainda mais no link abaixo que podemos visualizar os maravilhosos doces.
Muito lindo.
Abraços.
Diná
Olá Loiva
Achei bem legal o assunto do teu blog.
Quem sabe podemos seguir usando ele para atualizações sobre o piso
Abraços
Islaine
Postar um comentário